quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Cabo Verde promete controlar vírus zika em "quatro semanas"

Depois de revelar que o país tem pelo menos 83 casos suspeitos de infecção pelo vírus zika, a ministra da Saúde de Cabo Verde, Cristina Fontes de Lima, tentando tranquilizar os turistas, afirmou que, "em quatro semanas, teremos um controle total da situação".

Em entrevista à Rádio ONU, a ministra contou que os primeiros casos foram diagnosticados em novembro de 2015: "Tivemos situações com sintomas de prurido, portanto comichões, e dores musculares. Numa amostragem de 60 casos, 17 foram confirmados com o zika". Não há casos registrados de microcefalia.

A ministra acrescentou: "Cabo Verde é um país que se pauta pelo cumprimento dos regulamentos sanitários internacionais e anunciou que tinha, mas também está a anunciar que vem controlando a situação. A maioria das ilhas turísticas não teve casos de zika."

Depois de declarar que "o surto tem uma tendência decrescente", Cristina Fontes de Lima apelou à "população a se defender com repelentes e vestir roupas que permitam evitar a picada" do mosquito transmissor da doença".

Nenhum comentário: