sábado, 13 de fevereiro de 2016

Arábia Saudita manda aviões de guerra para base na Turquia

A Arábia Saudita vai levar aviões de combate para a base aérea de Incirlik, na Turquia, para participar da guerra contra a organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, revelou hoje o ministro do Exterior turco, Mevlut Cavusoglu, citado pela agência Reuters.

Nessa semana, a Arábia Saudita se ofereceu para enviar tropas terrestres para uma ofensiva contra o Estado Islâmico. A Turquia fez o mesmo, mas ambas exigem que a força seja liderada pelos Estados Unidos, que não têm a intenção de mandar forças terrestres.

Há dois dias, em Munique, os EUA e a Rússia anunciaram um cessar-fogo na guerra civil da Síria a entrar em vigor dentro de uma semana. Há dúvidas se as forças aliadas à ditadura de Bachar Assad vão aceitar a trégua no momento em que estão prestes a retomar Alepo, a segunda cidade mais importante do país.

Com o apoio dos bombardeios aéreos da Rússia, que intervém militarmente na Síria desde 30 de setembro, Assad recuperou a iniciativa dos combates quando seu regime parecia prestes a desabar. Agora, ele promete reconquistar todo o território e continuar combatendo "terroristas", termo que usa para se referir a todos os seus inimigos.

Apesar das atrocidades do Estado Islâmico, o maior terrorista na guerra civil da Síria é Assad, que está há quase cinco anos usando todo o poderio de suas Forças Armadas contra seu próprio povo.

As negociações sobre a paz na Síria mediadas pelas Nações Unidas devem começar em 25 de janeiro, mas os rebeldes exigem o fim dos bombardeios e do cerco a populações civis.

2 comentários:

Anônimo disse...

Os aviões da Arábia Saudita são fornecidos pelos EUA e são capazes de atravessar o oceano atlântico, então, eu me pergunto para quê esses aviões precisam de uma base na Turquia? A equação do equilíbrio instável do terror está ficando mais complexa!

Nelson Franco Jobim disse...

Grandes bombardeiros atravessam oceanos. Aviões de caça e caças-bombardeiros têm autonomia de voo menor e a Turquia é vizinha da Síria e do Iraque.