segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Um em sete doentes de câncer colorretal tem menos de 50 anos

Um em cada sete pacientes de câncer colorretal nos Estados Unidos tem menos de 50 anos, a idade indicada para começar a fazer exames de imagem preventivos, e corre risco de ser dignosticado quando a doença já está avançada, indica uma pesquisa da Universidade de Michigan publicada na revista acadêmica digital Cancer, da Sociedade Americana do Câncer.

O câncer colorretal é uma doença de velhos, mas a proporção de casos em pacientes mais jovens está aumentando. Por isso, a equipe da médica Samantha Hendren fez uma análise retrospectiva dos casos da doença notificados nos EUA entre 1998 e 2011.

Dos 258.024 casos registrados, 37.847 (15%) foram em menores de 50 anos, a idade a partir da qual as autoridades de saúde dos EUA recomendam fazer a colonoscopia. Os mais jovens foram submetidos a cirurgia para extirpar o tumor primário em 73%, em contraste com 63 dos mais velhos. A radioterapia foi usada em 53% dos pacientes mais jovens e 48% dos mais velhos.

"É um alerta para a comunidade médica", comentou a Dra. Hendren. "Na prática, significa que devemos procurar sinais de câncer colorretal como anemia, mudanças no funcionamento do intestino grosso e sangue nas fezes. Pessoas com histórico de câncer colorretal devem começar a fazer colonoscopia antes dos 50 anos."

Nenhum comentário: