segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Sobreviventes de câncer na infância têm maior risco cardiovascular

Os sobreviventes de câncer na infância correm maior risco de terem problemas como hipertensão, excesso de peso e obesidade. Em consequência da quimioterapia e da radioterapia, podem ter problemas cardiovasculares e metabólicos, indica uma pesquisa publicada hoje na revista científica Journal of Adolescent and Young Adult Oncology (JAYAO).

No artigo Saúde Metabólica em Sobreviventes de Câncer na Infância: um estudo longitudinal de longo prazo, os pesquisadores da Universidade de Sídnei, na Austrália, e da Universidade Linkoping, na Suécia, relatam que a hipertensão é comum em quem teve câncer na infância e está livre da doença há pelo menos cinco, afetando um em cada cinco sobreviventes. A proporção aumenta quando os homens chegam à idade adulta.

"A síndrome metabólica está se tornando cada vez mais relevante para jovens sobreviventes do câncer", acrescentou o editor, Leonard Sender, da Universidade da Califórnia em Irvine e do Hospital da Criança de Orange, na Califórnia.

O artigo é assinado por Harriet Gunn, Melissa Gabriel, Ann Maguire e Katherine Steinbeck, do Hospital da Criança em Westmead e da Universidade de Sídnei; e Hanna Emilsson, da Universidade Linkoping. Está disponível de graça somente hoje.

Nenhum comentário: