sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Serra Leoa tem novo caso de ebola

Horas depois de anunciar o fim da epidemia da febre hemorrágica causada pelo vírus ebola que matou 11.315 pessoas na África Ocidental, a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou a ocorrência de um novo caso em Serra Leoa, onde uma mulher morreu.

A OMS havia advertido que os 17.322 sobreviventes ainda poderiam transmitir o vírus. Ontem, a Libéria completou 42 dias, o dobro do prazo de incubação da doença, sem novos casos. Isso levou à declaração de que o país estava livre da moléstia. O mesmo havia ocorrido na Guiné e em Serra Leoa.

Em entrevista à televisão pública britânica BBC, um porta-voz da organização não governamental Médicos sem Fronteiras (MsF) disse que novos casos isolados de ebola eram esperados.

O risco de transmissão está associado ao número de pessoas que tiveram contato com a mulher falecida em Serra. Ela recebeu um enterro tradicional, em que o corpo é lavado antes do sepultamento. Essa prática foi interrompida no auge da epidemia.

Mesmo quando a doença é controlada, o vírus pode sobreviver em determinadas partes do corpo humano, como por exemplo nos testículos. Isso permitiria a contaminação através do ato sexual.

Nenhum comentário: