quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Partido Comunista do Vietnã reelege líder

O secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong, foi reeleito hoje para um segundo mandato de cinco anos, noticiou a agência Associated Press (AP).

Trong, de 71 anos, foi reeleito para o Politburo do Comitê Central do PC e recebeu uma segunda isenção da aposentadoria compulsória. Em seguida, foi reeleito para chefiar o partido, o mais alto cargo na hierarquia do regime comunista vietnamita.

No início da semana, o maior rival de Trong, o primeiro-ministro Nguyen Tan Dung, desistiu de disputar a liderança do partido. Dung deve deixar a vida pública e Trong teria feito um acordo com os partidários do rival e deve ficar no cargo durante apenas parte do mandato.

O vice-primeiro-ministro Nguyen Xuan Phuc, também eleito para o Politburo, deve ser promovido a primeiro-ministro. O ministro da Segurança Pública, Tran Dai Quang, deve ser o próximo presidente do país, um cargo cerimonial menos importante do que a chefia do partido e do governo.

A disputa pelo poder foi descrita como um duelo entre um conservador a favor da China e um reformista pró-Estados Unidos, mas a expectativa é que não haja mudanças significativas na orientação econômica e estratégica do país.

O Vietnã enfrenta uma China cada vez mais agressiva na disputa territorial no Mar do Sul da China, onde Beijim procura petróleo em águas disputadas pelo país vizinho. Isso aproximou o Vietnã dos EUA, da Índia e do Japão numa tentativa de contrabalançar o crescente poderio militar chinês.

Nenhum comentário: