quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Iraque também vai aumentar produção de petróleo

Num momento em que os preços do petróleo caem ao menor nível em 12 anos por causa da desaceleração da economia mundial e do excesso de oferta, o ministro do Petróleo do Iraque, Adil Abdul Mahdi, anunciou hoje planos para aumentar a produção em 400 mil barris por dia em 2016, informou a agência Reuters.

Ao voltar ao mercado depois da suspensão das sanções internacionais contra seu programa nuclear, a República Islâmica do Irã prometeu aumentar sua produção em 1 milhão de barris por dia até o fim do ano.

Com 140 bilhões de barris em reservas comprovadas, as quintas maiores do mundo, o Iraque não quer ficar atrás. Espera bater recorde nas exportações de janeiro e atingir uma média de produção neste ano de 4 milhões de barris por dia.

Tanto o governo central em Bagdá quanto o governo regional autônomo do Curdistão iraquiano, com sede em Erbil, enfrentam sérias dificuldades financeiras por causa da queda de 70% nos preços do petróleo desde junho de 2014. A maior ameaça é a segurança por causa de necessidade de financiar a guerra contra o Estado Islâmico do Iraque e do Levante.

Nenhum comentário: