sábado, 30 de janeiro de 2016

França vai reconhecer Palestina se processo de paz não avançar

Diante da estagnação do processo de paz no Oriente Médio e da constante ampliação das colônias judaicas na Cisjordânia ocupada, a França advertiu Israel ontem que vai reconhecer a independência da Palestina se as negociações não forem retomadas, informou o jornal The Times of Israel.

"A França vai se engajar nas próximas semanas na preparação de uma conferência internacional para atrair as partes e seus principais aliados americanos, árabes e europeus para preservar e realizar a solução baseada em dois Estados" (Israel e Palestina), declarou o ministro do Exterior, Laurent Fabius.

Como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, acrescentou o chanceler, a França tem a obrigação de lutar pela paz e tentar a chegar a uma solução em que dois países convivam pacificamente lado a lado, como previa a decisão de 1947 que criou o Estado de Israel.

Se mais esta tentativa fracassar, "vamos assumir nossa responsabilidade e reconhecer o Estado palestino", afirmou Fabius.

O embaixador da Autoridade Nacional Palestina na ONU, Riyad Mansur, revelou que os palestinos estão em campanha para a ONU reiniciar o processo de paz com uma nova resolução do Conselho de Segurança condenando a expansão dos assentamentos israelenses.

Nenhum comentário: