domingo, 17 de janeiro de 2016

Estado Islâmico sequestra 400 civis em Deir el-Zur

Milicianos da organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante sequestraram ontem pelo menos 400 civis num ataque a áreas dominadas pela ditadura de Bachar Assad na cidade de Deir el-Zur, no Leste da Síria, noticiou hoje a agência Reuters citando como fonte o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, uma organização não governamental que monitora a guerra civil no país.

Capital da província de mesmo nome, Deir el-Zur é um ponto de ligação entre os territórios controlados pelo Estado Islâmico no Iraque e a cidade síria de Rakka, declarada capital do califado proclamado em 29 de junho de 2014 pelo líder supremo do EI, Abu Bakr al-Baghdadi, o Califa Ibrahim. Os reféns teriam sido levados para Rakka.

A agência de notícias oficial síria SANA anunciou a morte de pelo menos 300 pessoas nos combates, mas não falou em sequestro. O governo sírio condenou as mortes. O Estado Islâmico já massacrou vários milhares de inimigos e civis capturados.

Sob a liderança dos Estados Unidos e da Rússia, as Nações Unidas pretendem iniciar negociações de paz a partir de 25 de janeiro entre o regime e alguns grupos rebeldes, mas não o Estado Islâmico, que se nega a negociar.

Nenhum comentário: