domingo, 17 de janeiro de 2016

Atentado terrorista suicida mata 13 pessoas em Jalalabade

Um homem-bomba matou pelo menos 13 pessoas ao se autodetonar hoje durante uma reunião de líderes tribais na casa de um político em Jalalabade, no Afeganistão, informou a televisão pública britânica BBC.

O ataque aconteceu às vésperas do início de uma segunda rodada de conversas para tentar retomar negociações de paz com a milícia extremista muçulmana dos Talebã (Estudantes). Obaiduallah Chinwari, aliado do presidente Achraf Ghani, festejava a libertação de dois irmãos que estavam em poder dos rebeldes.

Jalalabade é a capital da provincia de Nangarhar, onde há dois distritos sob controle do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, que tenta se infiltrar no Afeganistão em sua competição com a rede terrorista Al Caeda pela liderança do movimento jihadista internacional.

Na semana passada, representantes do Afeganistão, da China, dos Estados Unidos e do Paquistão se reuniram para tentar organizar negociações de paz entre o governo Achraf Ghani e os talebã.

O novo líder da milícia, o mulá Akhtar Mansur, tinha iniciado os contatos com o governo, mas a revelação de que o fundador dos Talebã, o mulá Mohamed Omar, tinha morrido há dois anos quando sua morte foi revelada deflagrou uma disputa interna pelo poder e aumentou a agressividade dos ataques dos rebeldes.

Em setembro de 2015, os Talebã chegaram a tomar a cidade de Kunduz, numa de suas ações mais ousadas desde a invasão americana de 2001 para vingar os atentados de 11 de setembro daquele ano contra os EUA. A Guerra do Afeganistão já é a mais longa da história dos EUA.

Nenhum comentário: