domingo, 6 de dezembro de 2015

Ultradireita avança nas eleições regionais na França

Sob o impacto dos atentados terroristas em Paris, a neofascista Frente Nacional venceu o primeiro turno das eleições regionais francesas. Com um discurso anti-imigrantes e antimuçulmanos 27,7% dos votos, sai na frente em seis das 13 regiões da França metropolitana, informa o jornal Le Monde. O segundo turno será realizado no próximo domingo.

"Somos o maior partido da França", vangloriou-se a líder da extrema direita, Marine Le Pen, de olho nas eleições presidenciais de 2017.

Os Republicanos, o partido de centro-direita liderado pelo ex-presidente Nicolas Sarkozy, teve cerca de 27,3% dos votos e ganhou em quatro regiões.

Depois do atentado contra o jornal Charlie Hebdo em janeiro e da onda de terror de 13 de novembro na capital francesa, o Partido Socialista do presidente François Hollande sofreu com o desgaste e o menor comparecimento às urnas de seus eleitores. Deve ter 23% do total. Vence em três regiões.

O secretário-geral do PS, Jean-Christophe Cambadélis, já anunciou a retirada das listas do partido no segundo turno nas regiões de Norte-Passo de Calais-Picardia, Alsácia-Champanhe-Ardenas-Lorena e Provença-Alpes-Costa Azul para evitar que a FN assuma o controle do governo destas regiões. Na primeira, a lista da FN é encabeçada pela própria líder da ultradireita, Marine Le Pen; na segunda, à sua sobrinha Marion Maréchal-Le Pen.

É uma decisão unilateral dos socialistas. O ex-presidente Sarkozy rejeitou a formação de uma frente republicana contra a FN.

Nenhum comentário: