domingo, 13 de dezembro de 2015

Trump sobe em pesquisa da NBC e do Wall Street Journal

Apesar das críticas à sua proposta de proibir a entrada de muçulmanos nos Estados Unidos, o magnata imobiliário Donald Trump avançou na pesquisa da rede de televisão NBC e do jornal The Wall Street Journal sobre a disputa da candidatura do Partido Republicano à Casa Branca em 2016.

Depois de atingir impressionantes 35% em pesquisa da rede de TV CBS e do jornal The New York Times, Trump teve o apoio de 27% dos entrevistados, ultrapassando o médico-cirurgião Ben Carson, que sofreu uma queda forte e foi superado pelos senadores Ted Cruz e Marco Rubio.

Cruz, o mais conservador entre os políticos profissionais aspirantes à candidatura da oposição, ficou em segundo lugar com 22%. Ele tem o cuidado de não criticar Trump na expectativa de herdar os votos do magnata quando este sair da corrida à Casa Branca.

Trump não parece disposto a desistir. Se for boicotado pela cúpula do partido, ameaça concorrer como candidato independente. Isso dividiria o eleitorado conservador, facilitando a vitória da ex-secretária de Estado e ex-primeira-dama Hillary Clinton, franca favorita no Partido Democrata.

O senador Marco Rubio, da Flórida, filho de imigrantes cubanos, que hoje seria o favorito dos caciques republicanos, ficou em terceiro com 15%.

Carson desabou de 29% no fim de outubro, quando liderava a disputa, para 11%, em parte pelas besteiras que falou depois dos atentados terroristas em Paris e em San Bernardino, na Califórnia, que trouxeram a política externa e a segurança nacional para o centro do debate. O cirurgião aposentado chegou a dizer que as Pirâmides do Egito eram silos para estocar grãos.

A pesquisa não dá muita esperança ao favorito no início da campanha, o ex-governador da Flórida Jeb Bush, filho e irmão de ex-presidentes dos EUA. Jeb teve 7%. A ex-diretora-executiva da transnacional Hewlett-Packard Carli Fiorina ficou com 5%. O ex-governador de Arkansas Mike Huckabee e o governador de Nova Jérsei, Chris Christie, não passaram de 3%. O governador de Ohio, John Kasich, e o senador Rand Paul encerraram a fila com 2%.

As eleições primárias que vão apontar os candidatos começam em 1º de fevereiro de 2016.

Nenhum comentário: