sábado, 26 de dezembro de 2015

Rebeldes islamitas abandonam áreas da Zona Sul de Damasco

Cerca de 2 mil rebeldes jihadistas devem deixar áreas do Sul de Damasco, a capital da Síria, sitiadas por forças leais à ditadura de Bachar Assad num acordo mediado pelas Nações Unidas, anunciou ontem a televisão da milícia fundamentalista xiita libanesa Hesbolá (Partido de Deus).

O acordo é mais uma vitória do regime de Assad, revigorado pela intervenção militar da Rússia iniciada em 30 de setembro, quando parecia à beira de um colapso. Também é um sinal dos esforços da sociedade internacional para negociar tréguas locais como pequenos passos rumo a um cessar-fogo geral capaz de criar condições para o fim da guerra síria, que matou mais de 250 mil pessoas nos últimos 4 anos e 9 meses.

Entre os rebeldes que estão saindo da Zona Sul de Damasco, há milicianos do Estado Islâmico e da Frente para a Vitória (Jabhat al-Nusra), braço da rede terrorista Al Caeda (A Base) na Síria.

As negociações diretas entre o governo Assad e grupos rebeldes patrocinadas pela ONU devem começar em 1º de janeiro de 2016. Os grupos mais extremistas, como o Estado Islâmico e a Jabhat al-Nusra não participam.

Nenhum comentário: