quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

OTAN reinicia cooperação com a Rússia

Diante de um inimigo comum, o Estado Islâmico do Iraque e do Levante, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a aliança militar liderada pelos Estados Unidos, está retomando a cooperação com a Rússia, anunciou hoje seu secretário-geral, o ex-primeiro-ministro norueguês Jens Stoltenberg.

O contato foi rompido em 2014 por causa da intervenção militar russa na ex-república soviética da Ucrânia. Stoltenberg citou progressos na implementação do Acordo de Paz de Minsk entre Rússia e Ucrânia, mas reconheceu o aumento das violações do cessar-fogo e o risco de reinício das hostilidades.

Antes do anúncio formal, o ministro do Exterior russo, Serguei Lavrov, havia revelado que os contatos entre a Rússia e o Ocidente estavam sendo restabelecidos gradualmente.

Um acerto entre os EUA e a Rússia é fundamental para acabar com a guerra civil na Síria. Enquanto os EUA e a Europa exigem a saída do ditador Bachar Assad, a Rússia insiste que ele é o governante legítimo do país. Sem o fim do conflito, será difícil derrotar o Estado Islâmico.

Nenhum comentário: