sábado, 19 de dezembro de 2015

ONU aprova por unanimidade resolução pela paz na Síria

Por unanimidade, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou ontem uma resolução pedindo um cessar-fogo e o início de negociações para acabar com a guerra civil na Síria, que matou mais de 250 mil pessoas desde l5 de março de 2011, noticiou o jornal francês Libération.

As negociações começam em 1º de janeiro de 2016. Os grupos mais radicais, como o Estado Islâmico do Iraque e do Levante e a Frente al-Nusra, braço armado da rede terrorista Al Caeda na guerra civil síria, não participam.

Até agora, a Rússia e a China haviam vetado vários projetos de resolução alegando que condenavam a ditadura de Bachar Assad e poderiam servir de base para uma intervenção militar como a que derrubou o ditador Muamar Kadafi na Líbia em 2011.

O regime de Assad sofreu novas acusações de atacar com armas químicas à base de cloro. Em agosto de 2013, o presidente Barack Obama não cumpriu a ameaça de mandar a Força Aérea dos Estados Unidos bombardear a Síria se o governo usasse armas químicas.

Seus adversários políticos o acusam de mostrar fraqueza, o que teria levado à intervenção militar da Rússia desde 30 de setembro de 2015.

Nenhum comentário: