sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Judeu messiânico discutiu com terrorista de San Bernardino

Uma das vítimas do massacre de 14 pessoas em San Bernardino, na Califórnia, foi identificada como um judeu messiânico que teve uma discussão acalorada sobre religião com o terrorista duas semanas antes da tragédia, revelou hoje o jornal The Times of Israel.

As autoridades dos Estados Unidos tentam esclarecer se o ataque foi uma ação terrorista ou resultado de uma briga no trabalho. Aparentemente as duas coisas aconteceram.

Nicholas Thalasinos, de 52 anos, era um defensor apaixonado de Israel nas redes sociais. Há duas semanas, ele discutiu com o atirador, Syed Farook. Uma amiga conta ter ligado para ele durante a discussão.

Em voz alta, Thalasinos disse que Farook não concordava que "o Islã não é uma religião pacífica" e que não sabia como falar com ele. A amiga, Kuuleme Stephens afirmou que Thalasinos não imaginava que seu colega de trabalho pudesse recorrer à violência.

A mulher da vítima ficou ainda mais surpresa porque "eles se davam bem. Até onde sei, Syed se dava bem com todo o mundo. Isso é o mais chocante."

Hoje as autoridades americanas descobriram que Tashfeen Malik, a paquistanesa casada há dois anos com Syed Farook, jurou nas redes sociais lealdade ao Estado Islâmico do Iraque do Levante. Ela entrou nos EUA em 2014 com um visto de noiva.

No momento, acredita-se que o ataque foi inspirado e não organizado pelo EI.

Nenhum comentário: