quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Banco central dos EUA volta a aumentar as taxas de juros

O Comitê de Mercado Aberto da Reserva Federal (Fed), o comitê de política monetária do banco central dos Estados Unidos, decidiu hoje elevar suas taxas básicas de juros em 0,25 ponto percentual para uma faixa de 0,25% a 0,5% ao ano, revelou há pouco o jornal The Wall Street Journal.

É a primeira alta desde 2006. Em 16 de dezembro de 2008, o Fed baixou os juros para uma faixa de zero a 0,25% ao ano para combater os efeitos da Grande Recessão de 2008-9.

Leia a íntegra da nota divulgada pelo Fed. Com base nos dados recebidos desde a reunião de outubro, o comitê conclui que a economia americana cresce em "ritmo moderado. O consumo doméstico e os investimentos das empresas aumentaram em ritmo sólido nos últimos meses, e o setor habitacional melhorou ainda mais; no entanto, as exportações.

"Uma série de indicadores recentes do mercado de trabalho, incluindo novos ganhos e o declínio do desemprego, mostram melhoria e confirmam que a subutilização dos recursos trabalhistas diminuiu apreciavelmente desde o início do ano. A inflação continua abaixo da meta informal de longo prazo, em parte refletindo declínio nos preços de energia e nos preços de importações não energéticas", declararam os diretores do Fed.

Em entrevista coletiva, a presidente do Fed, Janet Yellen, afirmou que a alta de juros será gradual. A expectativa do mercado é de quatro aumentos em 2016.

Nenhum comentário: