quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Rússia apresenta plano de paz para a Síria

A Rússia divulgou hoje uma proposta para pôr fim à guerra civil na Síria, que matou mais de 250 mil pessoas nos últimos quatro anos e meio. O documento foi publicado tendo em vista a segunda rodada de negociações, marcada para 14 de novembro, em Viena, na Áustria, com a participação de 15 países, inclusive os Estados Unidos, a Rússia, a Arábia Saudita, o Irã e a Turquia.

Entre outros pontos, a Rússia propõe a redação de uma nova Constituição para a Síria a ser aprovada em referendo. Em seguida, seria realizada uma eleição presidencial. A proposta não esclarece se o ditador Bachar Assad poderia ser candidato.

Os Estados Unidos, o Reino Unido, a França, a Arábia Saudita e a Turquia exigem a queda de Assad. O Irã só admite sua saída se ele for derrotado nas urnas.

Em Damasco, o regime sírio reagiu com frieza, enquanto um dos principais líderes da oposição, Haitham al-Maleh, insistiu que Assad não poderá ter nenhum papel no futuro da Síria.

A initiava diplomática ocorre no momento em que a queda de um avião de passageiros russo, possivelmente abatido pelo Estado Islâmico do Iraque e do Levante, mostra as consequências da intervenção militar do Kremlin para apoiar o aliado Assad.

Diante da dificuldade de obter uma vitória militar, só resta à Rússia mediar negociações de paz para sair com honra de uma guerra sem fim à vista.

Nenhum comentário: