quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Matemático brasileiro ganha prêmio da Academia Mundial de Ciências

Doutor em filosofia com apenas 21 anos, o brasileiro Artur Ávila é considerado aos 36 anos um dos maiores gênios matemáticos do mundo. Acaba de ganhar o Prêmio de Ciências TWAS-Lenovo por resolver grandes problemas, como, por exemplo, como o caos emerge da simplicidade.

O prêmio, um dos mais importantes do mundo, foi anunciado durante a Assembleia Geral da TWAS (Academia Mundial de Ciências), dedicada ao progresso da ciência nos países em desenvolvimento, hoje em Viena, na Áustria. Mais uma vez, é agraciado o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro, onde Ávila divide seu tempo com o Centro Nacional de Pesquisa Científica da França, de Paris, em que é diretor de pesquisas.

"Artur Ávila é um talento excepcional no mundo da matemática", declarou o diretor-presidente da TWAS, Bai Chunli. "Mas também é um símbolo da notável criatividade que encontramos hoje entre jovens cientistas do mundo em desenvolvimento. Na TWAS, temos orgulho de nossa ligação com este acadêmico e temos confiança em que ele tenha muitos anos mais de trabalho produtivo pela frente."

O ganhador recebe US$ 100 mil da empresa de informática chinesa Lenovo, que comprou o setor de fabricação de computadores da americana IBM.

Entre os grandes sucessos de Ávila, destaque-se seu trabalho com sistemas dinâmicos, um ramo da matemática que estuda como sistemas complexos e comportamentos caóticos podem emergir de sistemas simples. Com seus modelos, é possível prever se uma população de organismos vai crescer ou declinar ao longo do tempo.

"Quando ganhamos um prêmio como esse, nos dá algo para mostrar para o grande público", festejou Ávila, "para mostrar que estamos fazendo boa matemática no Brasil."

Nenhum comentário: