domingo, 8 de novembro de 2015

Irã participa da próxima rodada de negociações sobre paz na Síria

A República Islâmica do Irã vai participar da próxima rodada das negociações sobre a paz na Síria, noticiou hoje a agência Reuters citando como fonte um assessor do Supremo Líder Espiritual da Revolução Islâmica, Ali Khamenei, o homem-forte da ditadura teocrática iraniana.

Insatisfeito com as pressões para afastar o ditador Bachar Assad, o regime dos aiatolás ameaçara abandonar as negociações depois de participar de um encontro de potências mundiais e regionais realizado em 30 de outubro de 2015 em Viena, na Áustria.

O Irã e a Rússia sustentam Assad, enquanto a Turquia, a Arábia Saudita, países europeus e os Estados Unidos apoiam diferentes grupos rebeldes. Desde 30 de setembro, a Rússia intervém militarmente na guerra civil da Síria bombardeando inimigos do regime.

Ao mesmo tempo, as potênciais ocidentais, a Arábia Saudita e a Turquia reforçam a ajuda aos rebeldes e exigem a queda de Assad como parte do processo de reconciliação nacional na Síria. O Irã só aceita a saída do ditador se ele perder eleições realizadas depois de um cessar-fogo definitivo.

Se ficar provado que um braço do Estado Islâmico do Iraque e do Levante foi responsável pela queda de um avião de passageiros russo no Deserto do Sinai, no Egito, em 31 de outubro de 2015, a Rússia e os EUA terão um inimigo comum. Isso facilita a adoção de medidas conjuntas e de sua aprovação pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas para dar legitimidade às ações.

Nenhum comentário: