quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Hollande oferece asilo para obras de arte ameaçadas pelo terror

Em discurso na 70º Conferência Geral da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), com sede em Paris, o presidente François Hollande ofereceu ontem "asilo" na França para as obras de arte e o patrimônio histórico e cultural ameaçados pela organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante.

"O direito de asilo vale para as pessoas, mas deve valer igualmente para suas obras, para o patrimônio mundial", declarou Hollande. "É a razão pela qual este dispositivo fará parte da Lei de Liberdade de Criação que a ministra da Cultura, Fleur Pellerin, deve apresentar ao Parlamento.""

Em sua sanha para destruir tudo o que consideram profano e anti-islâmico, o Estado Islâmico destruiu, entre outros, monumentos históricos e artísticos em Hatra, Mossul, Nínive, Nimrod e Tal Afar, no Iraque; em Deir ex-Zor, Palmira e Rakka, na Síria; e até mesmo um santuário sufista em Trípoli, a capital da Líbia.

As correntes mais radicais do Islã proíbem a reprodução da figura humana para evitar a idolatria. Além de destruir parte do patrimônio histórico e cultural, o EI vende obras de arte saqueadas no mercado negro como fonte de renda adicional.

Nenhum comentário: