sexta-feira, 13 de novembro de 2015

EUA matam o carrasco britânico do Estado Islâmico

O mais notório carrasco e porta-voz do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, o britânico
conhecido como Jihadi John (João Jihadista), e outros três milicianos estrangeiros foram mortos num bombardeio dos Estados Unidos à cidade de Rakka, a capital do califado proclamado pelo grupo há um ano e cinco meses, noticiou hoje a agência Reuters citando como fonte o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, uma organização não governamental que monitora a guerra civil na Síria.

"Temos 99% de certeza de que o matamos", declarou um oficial do Exército dos EUA à televisão americana Fox News.

Jihadi John, identificado como Mohammed Emwazi, apareceu falando um inglês perfeito em vídeos em que reféns americanos e britânicos foram degolados. Essas gravações tiveram forte impacto propagandístico ao estimular jovens e se alistar no Estado Islâmico, mas provocaram a intervenção militar dos EUA.

"Emwazi, um cidadão britânico, participou nos vídeos que mostram as execuções dos jornalistas
Degola
americanos Steven Sotloff e James Foley, do trabalhador humanitário americano Abdel Rahman Kassig, dos trabalhadores humanitários britânicos David Haines e Alan Henning, do jornalista japonês Kenji Goto e de uma série de outros reféns", afirmou em Washington o Departamento da Defesa dos EUA.

Em Londres, o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, declarou que os militares aliados trabalharam sem cessar até pegar o jihadista. Emwazi era um programador de computador. Vivia em Londres até aderir ao EI. Ele nasceu no Kuwait numa família de origem iraquiana. Seus pais se mudaram para a Inglaterra em 1993. Os serviços secretos britânicos estavam de olho nele desde 2009.

A morte de Jihadi John não muda a situação no campo de batalha, mas desestimula os jovens ocidentais que aderem à "guerra santa" dos extremistas muçulmanos.

Nenhum comentário: