segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Governo Maduro é rejeitado por 82,7% dos venezuelanos

Sob o impacto de uma inflação que se aproxima de 200% ao ano e desabastecimento generalizado, 82,7% dos venezuelanos consideram ruim ou péssimo o governo de Nicolás Maduro e apenas 16,7% têm uma imagem positiva, indica uma pesquisa realizada pela empresa Hercon Consultores.

Na pesquisa, realizada com 1,2 mil eleitores de 5 a 20 de setembro, 51,2% dos que se declaram partidários do chavismo avaliaram negativamente o presidente Maduro, responsabilizando o sucessor de Hugo Chávez pela crise econômica e social.

Em geral, 63% responsabilizam o governo pela crise; 12,1% culpam o "socialismo do século 21"; 10,1%, a oposição; 8,5%, a corrupção; e 3,3%, o setor privado.

O desabastecimento e a escassez (38,1%) e a insegurança (30,9%) foram apontados como os dois maiores problemas da Venezuela, acrescenta a pesquisa citada no boletim digital Dolar Today, que informa a cotação do mercado paralelo: 829,02 bolívares.

As pesquisas para as eleições parlamentares de 6 de dezembro dão uma vantagem de 20 pontos percentuais à oposição. Como o governo não está preparado para entregar o poder, Maduro deve tentar alguma manobra para adiar o pleito ou impor estado de emergência, como fez em dois estados na fronteira com a Colômbia. Também está alimentando uma disputa territorial com a República da Guiana na região de Essequibo. A Venezuela reivindica 74% do território da Guiana.

Nenhum comentário: