sábado, 24 de outubro de 2015

Estado Islâmico reivindica autoria de atentado em Bangladesh

A milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante assumiu a responsabilidade por um atentado a bomba contra um santuário xiita em Daca, a capital de Bangladesh, acusando-o no Twitter de "politeísta", noticiou a agência Reuters. Um menino morreu e 80 pessoas saíram feridas.

O alvo do ataque foi o santuário de Hossaini Dalan, que fica no bairro de Mughal, durante a procissão do Dia da Achura, a data mais importante do calendário xiita. É um festival do sacrifício, a celebração religiosa do martírio do imã Hussein ibn Ali, neto do profeta Maomé, na Batalha de Carbalá, hoje parte do Iraque, em 10 de outubro de 680 depois de Cristo. Neste dia, alguns xiitas se autoflagelam até sangrar.

Três suspeitos foram detidos para interrogatório, revelou o inspetor Mohammad Murad. A polícia suspeita que a bomba fosse de fabricação caseira. Pode ter sido uma ação de uma pequena célula da extremistas muçulmanos sunitas sem ligação direta com o comando central do EI. Mas o grupo jihadista se infiltrou no Afeganistão e tenta penetrar no Sul da Ásia, que também a Índia, o Paquistão e o Sri Lanka.

Nos últimos dois anos, houve ataques em Bangladesh contra sufis, hindus e cristãos. Esse foi o primeiro contra xiitas. Cerca de 20 mil xiitas que estavam concentrados perto do santuário continuaram a procissão.

Nenhum comentário: