quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Escritora bielorrussa Svetlana Alexievich ganha Nobel de Literatura

A escritora e jornalista bielorrusa Svetlana Alexievich ganhou hoje o Prêmio Nobel de Literatura de 2015 por sua obra, descrita como "um monumento ao sofrimento e à coragem no nosso tempo", anunciou esta manhã em Estocolmo a Academia da Suécia, noticia o jornal The Washington Post.

É raro que o comitê do Nobel premie escritores de não ficção. Entre outros livros, Alexievich é autora de Vozes de Chernóbil, sobre os sobreviventes do pior acidente nuclear da história, ocorrido na Ucrânia em 26 de abril de 1986.

"Nos últimos 30 a 40 anos, ela vem mapeando o indivíduo soviético e o pós-soviético. Mas não é uma história sobre eventos. É uma história de emoções. O que ela nos oferece é um mundo de emoções", declarou Sara Danius, secretária permamente da Academia da Suécia.

Assim, prosseguiu, "os eventos históricos sobre os quais ela faz uma espécie de cobertura - o desastre de Chernóbil, a guerra soviética no Afeganistão e outros - são pretextos para explorar o indivíduo soviético e pós-soviético. Ela realizou milhares de entrevistas com crianças, mulheres e homens, e dessa maneira nos apresenta a história de indivíduos que não conhecemos muito. Ao mesmo tempo, ela nos oferece uma história de emoções, uma história da alma."

Nenhum comentário: