segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Comandante do PKK promete manter o cessar-fogo

O braço armado do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) pretende manter a trégua na guerra civil contra o governo da Turquia em homenagem à memória dos mortos no duplo atentado suicida de sábado em Ancara, declarou hoje Murat Karayilan, um alto comandante do grupo, informou a agência Reuters citando a agência de notícias local Firat.

Em transmissão de rádio, Karayilan orientou os milicianos do PKK a só atacar se forem atacados pelas forças de segurança turcas. O governante Partido da Justica e do Desenvolvimento (AKP), no poder desde 2002 alienou o eleitorado curdo antes das eleições parlamentares de 1º de novembro ao romper a trégua, atacar o PKK e tentar associá-lo ao Partido Democrático Popular (HDP), curdo moderado.

Com a acusação de terrorismo contra o HDP, o governo turco tenta deslegitimar o partido de esquerda, que obteve 11% dos votos nas eleições de junho, superando a cláusula de barreira para entrar pela primeira vez na Assembleia Nacional. Isso tirou a maioria do AKP e levou o governo a convocar novas eleições em que tenta recuperar a maioria.

Um ataque terrorista contra curdos que se preparavam para ajudar a construir regiões curdas arrasadas na guerra civil da Síria matou 33 pessoas em Suruç em 20 de julho. O governo culpou a organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e Levante e usou o atentado como pretexto para intervir no conflito sírio. Mas, em vez de bombardear o Estado Islâmico, ataca mais os curdos para impedir a união da região autônoma curda do Norte do Iraque com áreas curdas da Síria e qualquer tentativa de fundar o Curdistão independente.

A manifestação Paz Estabilidade e Trabalho, atacada no sábado, quando pelo menos 97 pessoas foram mortas, era organizada por vários grupos de esquerda, inclusiva o HDP.

Nenhum comentário: