domingo, 27 de setembro de 2015

Eleição na Catalunha vira plebiscito sobre independência

Os partidos que lutam pela independência da Catalunha transformaram as eleições regionais deste domingo no Nordeste da Espanha num plebiscito sobre a independência do país, observa o jornal espanhol El País.

O governo central espanhol de centro-direita rejeita qualquer iniciativa para dividir o país. O primeiro-ministro Mariano Rajoy, do Partido Popular, recusa a reivindicação dos independentistas de convocar um plebiscito.

Mas o movimento Juntos pelo Sim entende que, se os partidários da Catalunha independente conseguiram uma maioria de pelo menos 68 deputados no parlamento regional de 135 cadeiras, terá um mandato para lutar pela independência.

A Catalunha, com capital em Barcelona, é a região mais rica da Espanha, responsável por 20% do produto interno bruto do país.

Embora as pesquisas indiquem uma pequena maioria a favor de permanecer na Espanha, os independentistas, mais organizados, tendem a votar mais. Como o voto não é obrigatório, a expectativa é de que vençam as eleições de hoje.

As pesquisas de boca de urna apontam a vitória da aliança Juntos pelo Sim.

Nenhum comentário: