domingo, 13 de setembro de 2015

Rússia reforça ajuda militar a Bachar Assad na Síria

A Rússia vai manter o apoio à ditadura de Bachar Assad, reafirmou hoje o ministro do Exterior russo, Serguei Lavrov, acrescentando que especialistas russos vão orientar as forças do governo da Síria no uso dos equipamentos comprados de Moscou, noticiou a agência Reuters.

Há poucos dias, imagens de satélite revelaram a chegada de um comboio de caminhões com ajuda da Rússia ao regime sírio. Oficialmente era apenas ajuda humanitária, mas ninguém conferiu o conteúdo da carga entregue am áreas dominadas por Assad.

Sob pressão internacional da Europa e dos Estados Unidos para aceitar um acordo que exclua Assad do futuro governo da Síria, o presidente Vladimir Putin deve discursar neste mês na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Deve explicar suas posições sobre a Síria, a Ucrânia, a crise econômica internacional, a queda nos preços do petróleo e as sanções internacionais contra a economia da Rússia.

A Síria é sede da única base naval da Rússia no Mar Mediterrâneo. Putin quer preservá-la. Defender Assad tornou-se uma questão de honra para o autoritário líder russo. É mais uma batalha de sua guerrilha particular contra o Ocidente.

Nenhum comentário: