segunda-feira, 7 de setembro de 2015

França vai bombardear Estado Islâmico na Síria

O presidente François Hollande ordenou à Força Aérea da França que inicie preparativos para bombardear posições do Estado Islâmico do Iraque e do Levante na Síria, noticiou a televisão pública britânica BBC.

Quando a França aderiu à coalizão aérea articulada pelos Estados Unidos para atacar o Estado Islâmico, o presidente deixou claro que atuaria apenas no Iraque, evitando se envolver na guerra civil síria.

Amanhã, começam os voos de reconhecimento para identificar alvos na Síria. O presidente francês descartou o envio de forças terrestres para intervir na guerra civil da Síria e prometeu continuar os esforços para uma transição política para um futuro regime que exclua o ditador Bachar Assad.

Em entrevista coletiva em Paris, Hollande alegou que estão sendo planejados na Síria atentados terroristas contra vários países, inclusive a França: "Minha responsabilidade é nos informar tanto quanto possível sobre as ameaças a nosso país. Então, pedi ao ministro da Defesa que faça voos de reconhecimento para considerar a possibilidade de atacar o Estado Islâmico pelo ar."

Mais de 230 mil pessoas foram mortas e 9 milhões fugiram de casa desde o início do conflito, que completa quatro anos e meio no dia 15 de setembro.

Nenhum comentário: