terça-feira, 8 de setembro de 2015

Egito lança grande operação contra Estado Islâmico no Sinai

O Exército do Egito anunciou hoje o início de uma grande operação contra a milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante na Província do Sinai. Pelo menos 29 milicianos e dois soldados egípcios foram mortos.

A Província do Sinai do Estado Islâmico é o ramo da milícia que atua no Egito. Com o aumento das atividades de grupos terroristas na região, os Estados Unidos estão reexaminando sua participação na Força Multinacional de Observação, em missão de paz na região desde a assinatura de um acordo entre Israel e o Egito, em 1979.

Como força de interposição entre os exércitos de dois países que tinham feito um acordo de paz, a missão não está preparada para enfrentar uma guerra permanente de grupos irregulares. Se os EUA retirarem seu contingente, provavelmente a missão de paz será abandonada.

No momento, o governo Barack Obama está em atrito com os dois países, maiores aliados americanos no Oriente Médio ao lado da Arábia Saudita.

Israel rejeita o acordo negociado entre as grandes potências do Conselho de Segurança das Nações Unidas (EUA, China, França, Reino Unido e Rússia) e o Irã para desarmar o programa nuclear iraniano. Teme que ajude a República Islâmica a ganhar tempo para fabricar armas atômicas.

A Casa Branca é contra a nova lei anterrorista do Egito, imposta pelo ditador Abdel Fatah al-Sissi, que derrubou em 3 de julho de 2013 o único presidente eleito democraticamente da história do país, Mohamed Mursi.

Nenhum comentário: