quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Colômbia e FARC devem anunciar acordo hoje à noite

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), Rodrigo Londoño Echeverri, devem anunciar hoje à noite em Havana a assinatura de um acordo sobre o julgamento dos responsáveis por crimes de guerra durante a longa guerra civil do país, noticiou a Rádio Caracol.

A declaração conjunta deve ser feita durante uma visita de Santos a Cuba, onde as duas partes negociam a paz há quase três anos. Depois de acordos sobre várias questões, como o apoio da guerrilha ao narcotráfico, o processo de paz estava estagnado em torno das punições aos responsáveis por delitos cometidos durante a guerra civil.

Desde 1964, as FARC, antigo braço armado do Partido Comunista Colombiano, lutavam para instaurar uma ditadura marxista-leninista na Colômbia. O acordo a ser anunciado hoje pode ser um marco do fim do conflito.

Durante sua visita a Cuba, o papa Francisco elogiou a mediação cubana e fez um apelo às duas partes para não perderem a oportunidade de chegar à paz.

Nenhum comentário: