domingo, 6 de setembro de 2015

Alemanha recebe 13 mil migrantes em dois dias

Cerca de 7 mil migrantes chegaram à Alemanha no sábado e outros 6 mil no domingo, anunciou a polícia federal do país. O governo federal alemão vai gastar mais 6 bilhões de euros (R$ 25,7 bilhões) em 2015 para acolher os 800 mil imigrantes que devem entrar no país.

Depois de uma reunião de cinco horas em Berlim, a coalizão liderada pela chanceler (primeira-ministra) Angela Merkel concordou em tomar uma séria de medidas. Os governos estaduais e municipais da Alemanha vão receber mais 3 bilhões de euros, e o governo federal outros 3 bilhões para financiar os benefícios sociais concedidos a quem conseguir asilo político.

Maior país e maior economia da União Europeia, a Alemanha vai aceitar a maior cota de imigrantes e refugiados. Só em agosto, 100 mil candidatos chegarão ao país.

O governo alemão ampliou a lista dos países considerados seguros, incluindo a Albânia, o Kossovo e Montenegro. Isso significa que seus cidadãos não terão direito a asilo. A Bósnia-Herzegovina, a Macedônia e a Sérvia já faziam parte da lista.

No domingo, a Áustria ameaçou fechar sua fronteira mais uma vez para impedir os imigrantes e refugiados que entram na UE pela Hungria de chegar à Alemanha.

Ao mesmo tempo, as agências humanitárias da Nações Unidas advertiram que estão à beira da falência, sem condições de atender aos milhões de refugiados da África e do Oriente Médio. Boa parte procura asilo na Europa.

"Estamos quebrados", admitiu o alto comissário da ONU para refugiados, o ex-primeiro-ministro português António Guterres, citado pelo jornal inglês The Guardian.

Nenhum comentário: