quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Tentativa de formar governo na Turquia fracassa

As negociações entre o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), islamita moderado, e o Partido Popular Republicano (CHP), a maior da oposição, para formar um novo governo na Turquia fracassaram, admitiu hoje o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu, noticiou o jornal turco Hürriyet.

O partido governista AKP quer formar uma aliança de curto prazo e convocar eleições antecipadas ainda em 2015, mas o CHP só aceita um acordo pelos quatro anos da atual legislatura. Também não houve acerto em questões de política externa e da educação, acrescentou Davutoglu.

Maior líder político do país, o presidente e ex-primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan precisava de maioria de dois terços para mudar a Constituição e criar uma presidência executiva para ter mais poderes. Mas o AKP não conseguiu nem maioria absoluta porque o Partido Democrático Popular (HDP), principal representante da minoria curda, obteve 13% dos votos, superou a barreira de 10% e entrou na Assembleia Nacional.

No mês passado, Erdogan entrou na guerra contra o Estado Islâmico do Iraque e do Levante, mas também atacou guerrilheiros curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão. É uma jogada para minar a legitimidade do HDP, que não está envolvido na luta armada, para reduzir sua votação em eleições provavelmente antecipadas por causa da incapacidade de formar um governo com o atual parlamento, onde nenhum partido tem maioria absoluta.

Nenhum comentário: