sábado, 8 de agosto de 2015

Forças do Mali atacam hotel onde jihadistas mantinham reféns

As forças de segurança do Mali atacaram hoje o Hotel Byblos, na cidade de Sévaré, no centro do país, onde rebeldes islamitas mantinham reféns desde ontem, noticiou a televisão pública britânica BBC. Pelo menos cinco soldados, três milicianos, três civis e um funcionário das Nações Unidas foram mortos.

Quatro funcionários da ONU, dois sul-africanos, um russo e um ucraniano, foram resgatados, informou o porta-voz da missão de paz no Mali.

Antes de tomar o hotel, os rebeldes mataram outras 13 pessoas nas ruas e numa importante base aérea. Podem ser ligados ao grupo de Amadou Koufa, que matou 10 soldados num ataque em Nampala em janeiro de 2015.

Um dos países mais pobres do mundo, o Mali enfrenta uma rebelião dos tuaregues, conhecidos como os nômades do Deserto do Saara, que querem criar um país independente chamado Azawade. Com o apoio de milícias extremistas muçulmanas como Al Caeda no Magrebe Islâmico, dominaram as principais cidades do Norte do Mali em 2012.

Em janeiro de 2013, quando os rebeldes e aliados jihadistas ameaçavam marchar até a capital, Bamako, a França interveio militarmente no Norte do Mali, mas o Exército Nacional nunca conseguiu reimpor sua autoridade na região. 

Nenhum comentário: