sexta-feira, 7 de agosto de 2015

EUA criam mais 215 mil empregos e desemprego fica em 5,3%

Os Estados Unidos abriram 215 mil vagas de emprego a mais do que fecharam em julho de 2015, mantendo um ritmo estável de contratações, dentro da expectativa do mercado revelou hoje o relatório oficial de emprego do Departamento do Trabalho.

Em outra pesquisa, o índice de desemprego ficou estável em 5,3%. É o menor desde maio de 2008, antes do colapso do banco Lehman Brothers, que deflagrou a Grande Recessão.

Os dados dos últimos foram revisados para cima, acrescentando 6 mil empregos em maio e 8 mil em junho. Na média dos últimos três meses, a maior economia do mundo registrou um saldo de 235 mil postos de trabalho.

Como os salários aumentaram só 0,2% no mês e 2,1% nos últimos 12 meses e não há pressão inflacionária, os economistas tentam adivinhar quando o Comitê do Mercado Aberto da Reserva Federal (Fed), o comitê de política monetária do banco central dos EUA, vai voltar a elevar as taxas de juros, praticamente zeradas desde dezembro de 2008.

A primeira alta desde 2006 pode vir em setembro deste ano de 2015, mas não há certeza. Em julho, a participação dos adultos em idade de trabalhar no mercado de trabalho ficou inalterada em 62,6%. É a menor desde 1977. Isso indica que ainda não houve uma recuperação plena.

O índice de desemprego de 5,3% significa que 8,3 milhões procuraram emprego sem sucesso nos EUA em julho. Cerca de 6,3 milhões trabalham em meio expediente e gostariam de um emprego de tempo integral. E 1,9 milhão querem trabalhar, mas não procuraram emprego em julho.

A taxa de desemprego amplo está em 10,4%.

Nenhum comentário: