quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Al Caeda toma três cidades do Sul do Iêmen

A rede terrorista Al Caeda na Península Arábica conquistou três cidades próximas ao porto de Áden, no Sul do Iêmen, noticiou a agência Associated Press (AP) citando fontes militares iemenitas. As cidades de Rabat, Al-Lahoum e Al-Massaabin foram transformadas em bases militares.

Al Caeda na Península Arábica se instalou no Iêmen para fugir da repressão na Arábia Saudita. Lá, treinou Umar Faruk Abdulmutallab, que tentou explodir um avião americano da Northwest Airlines quando chegava ao aeroporto de Detroit, nos Estados Unidos, vindo de Amsterdã, na Holanda, no Natal de 2009.

Os irmãos Chérif e Saïd Kouachi, responsáveis pelo atentado que matou 12 pessoas na sede do jornal francês Libération em 7 de janeiro de 2015, também foram treinados pela Al Caeda no Iêmen.

No momento, Al Caeda se beneficia da guerra civil dos rebeldes hutis, xiitas zaiditas apoiados pelo Irã, contra o governo sunita deposto em fevereiro, que tem o apoio da Arábia Saudita. Desde 25 de março de 2015, os sauditas e aliados bombardeiam posições dos hutis.

Os Estados Unidos atacavam regularmente os acampamentos da rede terrorista no Iêmen com aviões não tripulados, mas a queda do governo reduziu sensivelmente a operação.

Nenhum comentário: