sexta-feira, 31 de julho de 2015

Talebã admitem morte do mulá Omar e elegem novo líder

A milícia extremista muçulmana dos Talebã (Estudantes) do Afeganistão reconheceu a morte de seu fundador, o mulá Mohamed Omar, noticiou ontem a televisão árabe Al Jazira, do Catar, citando fontes não identificadas do grupo. Numa reunião do conselho dirigente, os talebã elegeram o mulá Akhtar Mansur como novo líder.

Sirajuddin Haqqani, ex-comandante da Rede Haqqani, ligada ao serviço secreto militar do Paquistão, foi eleito vice-líder dos Talebã, informou a agência de notícias afegã Pajhwok.

Omar morreu em abril de 2013 no Paquistão, supostamente de tuberculose, revelou três dias atrás a TV britânica BBC. O governo afegão confirmou. Raramente visto em público mesmo quando governava o Afeganistão, de 1996 a 2001, Omar era considerado inflexível.

Com a retirada do grosso das forças internacionais lideradas pelos Estados Unidos, o novo governo afegão tenta negociar a paz com os Talebã, que agora também enfrentam a tentativa do Estado Islâmico do Iraque e do Levante de se infiltrar no Afeganistão. A mudança de líder pode mudar a negociação.

"O governo do Afeganistão acredita que o caminho para as negociações de paz está mais pavimentado do que nunca, e assim convoca todos os grupos de oposição armados a aproveitar a oportunidade e aderir ao processo de paz", declarou em nota o palácio presidencial em Cabul.

Hoje deveria começar a segunda rodada do diálogo entre o governo e os Talebã, mas o Ministério do Exterior do Paquistão adiou o encontro e os rebeldes disseram não saber de nada.

Nenhum comentário: