segunda-feira, 6 de julho de 2015

Egito prende mais 63 ativistas da Irmandade Muçulmana

As forças de segurança do Egito prenderam mais 63 ativistas da Irmandade Muçulmana sob a acusação de incitar à violência e cometer atos violentos, noticiou hoje o Middle East Monitor, citando como fonte o Ministério do Interior egípcio.

Mais antigo movimento fundamentalista islâmico do mundo, fundado em 1928 por Hassan al-Bana para reislamizar os muçulmanos, a Irmandade era o único grupo político organizado no Egito quando a revolução da Primavera Árabe derrubou o ditador Hosni Mubarak, em 11 de fevereiro de 2011.

Mesmo sem ter liderado a revolução, a Irmandade Muçulmana conquistou maioria no Parlamento e a Presidência do Egito com a eleição direta Mohamed Mursi em junho de 2012. Pouco mais de um ano depois, em 3 de julho de 2013, Mursi foi deposto num golpe militar liderado pelo atual ditador, marechal Abdel Fattah al-Sissi, e a Irmandade foi declarada um grupo terrorista.

Desde então, mais de mil ativistas e 600 soldados e policiais foram mortos numa guerra civil latente. Mursi e outros membros da cúpula do movimento foram condenados à morte e aguardam recurso. Na semana passada, um grupo que se apresenta como a Província do Sinai do Estado Islâmico lançou um grande ataque contra postos e bases militares no Norte da Península do Sinai.

Nenhum comentário: