segunda-feira, 6 de julho de 2015

Duas bombas matam 44 pessoas na região central da Nigéria

Duas explosões atribuídas a extremistas muçulmanos mataram pelo menos 44 pessoas e feriram outras dezenas ontem na cidade de Jos, capital do estado de Plateau, na região central da Nigéria, noticiou o jornal nigeriano Vanguard. O principal suspeito é o grupo jihadista Boko Haram.

A primeira bomba explodiu às nove e quatorze da noite num centro comercial próximo à Universidade de Jos, contou uma testemunha citada pelo jornal.

A segunda explosão aconteceu quatro minutos depois num cruzamento popular para comer na rua, perto da mesquita popular de Van Taya, onde o xeque Sani Yahaya Jingir fazia sua pregação diária do Corão depois do fim do jejum que os muçulmanos são obrigados a respeitar durante o dia no sagrado mês do Ramadã. Uma caminhonete Hilux do xeque e outros veículos particulares levaram os feridos para o hospital.

O emir da cidade de Kanam, no mesmo estado, Alhaji Babangida, condenou os ataques: "É uma grande desgraça num período em que os muçulmanos estão jejuando e rezando a Alá para apoiar a paz e pedir bênçãos que algumas pessoas estejam matando seus semelhantes a sangue frio. Eu condeno totalmente esses atos e peço a Alá que exponha os malfeitores responsáveis por esses atos desumanos e odiosos."

Babangida apelou ao governo para aumentar a segurança de modo a evitar futuros ataques. Quer proibir, por exemplo, o estacionamento de carros e motos perto de locais de concentração de pessoas.

A organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante defendeu um aumento das ações terroristas durante o Ramadã. O Boko Haram jurou meses atrás lealdade ao grupo e agora se apresenta como a província do Estado Islâmico na África Ocidental. Mas não se acredita que haja ligações financeiras e operacionais entre as duas milícias.

Nenhum comentário: