terça-feira, 28 de julho de 2015

Curdos retomam cidade síria do Estado Islâmico

As Unidades de Proteção do Povo, braço armado do Partido dos Trabalhadores do Curdistão na guerra civil da Síria, reconquistaram ontem a cidade de Sarrin, noticiou a agência Reuters citando como fonte o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, uma organização não governamental com sede em Londres que monitora o conflito.

Os guerrilheiros curdos lutavam há um mês pelo controle da cidade para cortar uma importante rota de suprimento para o Estado Islâmico do Iraque e do Levante. Sarrin servia como base para os jihadistas lançarem ataques contra Kobane.

Como na Batalha de Kobane, a coalizão liderada pela Força Aérea dos Estados Unidos bombardeou posições do Estado Islâmico durante a ofensiva curda. Por outro lado, a Força Aérea da Turquia atacou tanto o Estado Islâmico quanto os guerrilheiros curdos.

Ao mesmo tempo, o governo da Turquia fez um acordo com os EUA para criar uma zona de segurança de 100 quilômetros de largura ao longo da fronteira com a Síria e convocou uma reunião do Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre as ameaças à sua segurança para esta quarta-feira.

Nenhum comentário: