quinta-feira, 18 de junho de 2015

UE marca cúpula de emergência sobre dívida da Grécia

Depois de mais um fracasso hoje de uma reunião de ministros das Finanças da Zona do Euro, a União Europeia convocou uma conferência de cúpula para que seus líderes decidam na segunda-feira se aceitam as condições da Grécia para o país continuar recebendo ajuda internacional ou se deixarão o governo radical de esquerda grego dar um calote na dívida pública.

Nesta quinta-feira, mais uma vez, os parceiros europeus consideram os planos e pretensões da Grécia inconsistentes e irrealistas. O governo radical de esquerda eleito no fim de janeiro depois de uma depressão econômica de 25% em seis anos prometeu romper com as políticas de cortes de gastos e aumentos de impostos da UE, do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Central Europeu (BCE).

O primeiro-ministro Alexis Tsipras, da Coligação de Esquerda Radical (Syriza) joga duro. Não aceita um amplo programa de privatizações nem mais cortes nas pensões e aposentadorias. Tem o apoio dos sindicatos e das ruas. Mas a economia grega como um todo e especialmente os trabalhadores sofrerão muito caso a Grécia seja forçada a deixar a união monetária europeia.

Sem um acordo ou alguma medida de emergência, espera-se uma corrida aos bancos na segunda-feira. Nos últimos dias, os gregos sacaram mais de dois bilhões de euros com medo de que suas contas sequem ou sejam convertidas em dracmas, a moeda extinta quando a Grécia adotou o euro.

Nenhum comentário: