sábado, 13 de junho de 2015

Talebã tomam delegacia de polícia no Afeganistão

A milícia extremista muçulmana dos Talebã (Estudantes) assumiu o controle de uma delegacia de polícia no distrito de Mussa Kala, na província de Helmande, no Afeganistão. Pelo menos 20 policiais saíram mortos e outros dez feridos.

Depois da retirada da maior parte da força internacional que invadiu o país em 2001 em resposta aos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos, a milícia dos Talebã tenta retomar o poder. Também enfrenta uma infiltração do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, que luta pela supremacia do jihadismo.

Com a aproximação do verão no Hemisfério Norte, os Talebã estão em plena atividade como principal força rebelde no Afeganistão e estariam recebendo ajuda financeira do Irã, preocupado em defender seus interesses depois que os americanos forem embora.

Diante da ofensiva do Estado Islâmico no Iraque, o presidente Barack Obama decidiu manter 9,8 mil soldados no Afeganistão. O objetivo prioritário é treinar as forças de segurança afegãs, mas forças especiais podem entrar em combate para evitar um recrudescimento do terrorismo.

Nenhum comentário: