sexta-feira, 26 de junho de 2015

Obama canta e emociona no funeral de vítima do racismo nos EUA

Em um discurso emocionante no funeral do reverendo Clementa Pinckney, assassinado em sua igreja junto com oito pessoas negras por um supremacista branco há nove dias, o presidente Barack Obama cantou a música Amazing Grace e foi acompanhado pela congregação, noticiou o jornal digital The Huffington Post.

"Se pudermos encontrar esta graça, tudo é possível. Se pudermos beber desta graça, tudo pode mudar. Amazing grace... graça maravilhosa...", repetiu o presidente dos Estados Unidos. Depois de uma pausa, puxou o coro.

No fim da música, Obama homenageou cada um dos mortos: "Clementa Pinckney encontrou essa graça. Cynthia Hurd encontrou essa graça. Ethel Lance encontrou essa graça", e assim citou uma por uma das vítimas.

O terrorista branco Dylann Roof, de 21 anos, queria deflagrar uma guerra racial entre negros e brancos. Por isso, escolheu a Igreja Episcopal Metodista Africana Emanuel, de Charleston, na Carolina do Sul, uma das mais antigas dos EUA, destruída durante a Guerra Civil ou Guerra da Secessão (1861-65). Matou seu pastor, mas foi perdoado pela congregação.

Ao se enrolar na bandeira da Confederação dos Estados do Sul, que lutou para se separar da união e manter a escravidão, o supremacista branco provocou um debate para retirá-la de circulação e mandá-la para museus. A bandeira exalta a escravidão, na opinião do presidene Obama, o pecado original da união americana.

Nenhum comentário: