sexta-feira, 5 de junho de 2015

Morre o porta-voz internacional da ditadura de Saddam Hussein

O ex-vice-primeiro-ministro e ex-ministro do Exterior do Iraque Tarek Aziz, o porta-voz internacional da ditadura de Saddam Hussein, morreu do coração aos 79 anos no hospital universitário de Hussein, na cidade de Nassíria, no Sul do Iraque, para onde tinha sido levado quando sua saúde se deteriorou.

Aziz havia sido condenado à morte em 2010 por crimes contra a humanidade e perseguição religiosa. Antes, em 2008, havia pegado 15 anos de prisão pela execução de 42 comerciantes acusados de manipular preços quando o Iraque estava submetido a sanções internacionais. Ele foi condenado a mais sete anos de prisão num julgamento sobre discriminação da minoria curda.

Embora fosse considerado a "face civilizada" da brutal ditadura de Saddam Hussein, Aziz começou a se destacar depois da invasão do Kuwait pelo Iraque, em agosto de 1990, o que levou à Guerra do Golfo (1991), quando os Estados Unidos lideraram uma aliança de 30 países contra Saddam Hussein. Caldeu e cristão, o ex-chanceler nunca fez parte do círculo íntimo do regime. Em 2011, ele fez um apelo ao então primeiro-ministro Nuri al-Maliki para não ser executado.

Nenhum comentário: