terça-feira, 16 de junho de 2015

Mais dois republicanos entram na corrida à Casa Branca

Mais dois aspirantes anunciaram a intenção de disputar a candidatura do Partido Republicano, de oposição, à Presidência dos Estados Unidos em 2016: o ex-governador da Flórida Jeb Bush, que desponta como favorito, o o magnata imobiliário Donald Trump.

Antes de anunciar a candidatura, Jeb enfrentou fogo cerrado por ter dito que "com base nas informações disponíveis na época, também teria invadido o Iraque", a exemplo do que fez seu irmão mais velho, George W. Bush, com consequências desastrosas, como o surgimento da milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante.

Jeb não deve ser subestimado. É um conservador moderado, foi governador de um estado decisivo em eleições presidenciais e é casado com uma mexicana. Isso ajudaria a atrair o voto dos eleitores de origem latino-americana. Em 2012, 73% dos latinos votaram no presidente Barack Obama.

Além disso, Jeb Bush, filho do ex-presidente George Herbert Walker Bush e irmão do ex-presidente George Walker Bush, é o favorito da cúpula do Partido Republicano. Nas últimas eleições, o vencedor sempre foi o candidato do establishment, como o senador e herói de guerra John McCain em 2008 e o milionário ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, em 2012.

Antes de anunciar sua candidatura, Trump declarou ter uma fortuna de US$ 9 bilhões. É a quinta vez que ele flerta com a candidatura, mas a primeira em que entra na disputa, prometendo promover o crescimento econômico. Ele lança a candidatura hoje na Torre Trump, em Nova York.

Entre os candidatos declarados e os que ainda avaliam suas chances, há 15 republicanos de olho na Casa Branca.

Nenhum comentário: