segunda-feira, 15 de junho de 2015

Líbia anuncia morte de líder terrorista argeliano

O comandante jihadista argeliano Mokhtar Belmokhtar, ligado à rede terrorista Al Caeda e responsável pela tomada de 800 reféns no campo de exploração de gás na Argélia, em 2013, foi morto por um bombardeio aéreo dos Estados Unidos, anunciou ontem o governo da Líbia reconhecido internacionalmente, informou o jornal inglês The Guardian.

O Departamento da Defesa dos EUA não confirmou a morte: "Estamos avaliando os resultados da operações e daremos informações adicionais no momento adequado", declarou em Washington o porta-voz do Pentágono, coronel Steve Warren. Ele admitiu que Belmokhtar era o alvo do ataque.

Belmokhtar era conhecido como o terrorista "incapturável", observou a televisão pública britânica BBC. Ele fez parte do contingente de guerrilheiros árabes que lutaram conta a invasão soviética ao Afeganistão nos anos 1980s. Foi um dos líderes da rede terrorista Al Caeda no Magreb até criar seu grupo, Al Murabiton, que atacou forças internacionais no Mali.

Em 2013, seu grupo tomou 800 reféns no campo de gás de In Amenas. Pelo menos 40 pessoas foram mortas quando as forças de segurança retomaram o campo.

Nenhum comentário: