quarta-feira, 24 de junho de 2015

Hesbolá e governo tomam cruzamento estratégico no Norte da Síria

No fim de uma batalha iniciada em 4 de maio de 2015, o Exército da Síria e a milícia jihadista libanesa Hesbolá (Partido de Deus), sua aliada, tomaram as colinas de Carná, Dalil Samaã e Chubat Auade e um cruzamento estratégico junto à cidade de Calamun, no Norte do país, noticiou hoje o jornal libanês The Daily Star.

De acordo com o Hesbolá, vários postos de controle dos rebeldes foram tomados perto da vila de Jarajir, dominada pelo regime sírio. A Frente al-Nusra, braço da rede terrorista Al Caeda na guerra civil da Síria, anunciou ontem ter destruído um tanque do Hesbolá perto de Flita.

Ao tomar Carná, as forças leais à ditadura de Bachar Assad assumiram o controle total do cruzamento estratégico de Wadi al-Maghara, que liga Calamun ao território libanês.

Neste mês, o Hesbolá avançou rumo a Arsal pelo sul e pelo oeste, cercando posições da Frente al-Nusra na região. Ao norte de Arsal, a milícia libanesa enfrenta o Estado Islâmico do Iraque e do Levante na luta pela cidade libanesa de Ras Baalbek.

O Exército do Líbano bombardeou acampamentos de rebeldes sírios nos arredores de Arsal e Ras Baalbek para impedir que invadam o território libanês. Mas o ex-primeiro-ministro libanês Saad Hariri, um muçulmano sunita aliado dos EUA que apoia os rebeldes sírios, afirmou que a operação protege a ditadura de Bachar Assad e não o Líbano.

Nenhum comentário: