quarta-feira, 13 de maio de 2015

Trem da Filadélfia saiu dos trilhos a 170 km/h

O trem da companhia Amtrak que descarrilhou ontem na cidade da Filadélfia quando ia de Washington para Nova York estava a 170 quilômetros por hora, mais de duas vezes acima da velocidade permitida para a curva onde a locomotiva saiu dos trilhos levando junto os sete vagãos, informou hoje o Birô Nacional de Segurança de Transportes dos Estados Unidos (NTSB). 

O total de mortos subiu para sete hoje. Há mais de 200 feridos. Alguns dos 238 passageiros a bordo ainda estão desaparecidos.

Ainda não se sabe em que momento o trem atingiu os 160 km/h, declarou o porta-voz do Conselho Nacional de Segurança de Transportes dos EUA, Robert Sumwalt, mas "ele deveria ter entrado na curva a 80km/h." O freio de emergência foi acionado antes do acidente.

As caixas-pretas foram encaminhadas para análise, acrescentou o investigador. Sumwalt revelou que um sistema de frenagem automática para evitar que os trens ultrapassem a velocidade máxima permitido está instalado nos trens de carga da Amtrak, mas nem o trem acidentado nem nesse trecho da ferrovia tinha o equipamento instalado.

Os investigadores estão se concentrando inicialmente na perícia no local do acidente, nos vestígios que vão desaparecer nos próximos dias, explicou Sumwalt: "Depois vamos entrevistar a tripulação, que está se recuperando. Temos tempo para fazer isso", esclareceu, dizendo que ainda é cedo para dizer se o excesso de velocidade foi a causa do acidente.

Nenhum comentário: