terça-feira, 19 de maio de 2015

Rebeldes tomam campo e refinaria de petróleo no Sudão do Sul

Numa tentativa de atingir financeiramente o governo, o Exército de Libertação do Sudão do Sul conquistou um campo de exploração de petróleo e uma refinaria no estado do Alto Nilo, anunciou um porta-voz rebelde citado pelo sítio de notícias turco World Bulletin.

O grupo rebelde advertiu as companhias de petróleo que operam no Alto Nilo para parar suas atividades e remover seu pessoal da área imediatamente para escapar do fogo cruzado.

"Em resposta à ofensiva governamental em grande escala contra nossas posições em três estados da região do Alto Nilo, decidimos assumir o controle dos campos petrolíferos para impedir [o presidente] Salva Kiir de usar os recursos do petróleo para perpetuar a guerra", declarou o porta-voz James Dak.

O Sudão era o maior país da África depois da independência e enfrentou duas longas guerras civis entre Norte e Sul, de 1955 a 1972 e de 1983 a 2005. O país foi dividido no acordo de paz, com a criação, em 9 de julho de 2011, do Sudão do Sul.

A guerra civil no Sudão do Sul começou em 15 de dezembro de 2013 com a ruptura entre o presidente Salva Kiir e o vice-presidente Riek Machar. O total de mortos desde então é estimado em pelo menos 10 mil pessoas.

Nenhum comentário: