segunda-feira, 11 de maio de 2015

Jeb Bush também teria invadido o Iraque em 2003

Se estivesse no lugar do irmão na Casa Branca, o ex-governador da Flórida Jeb Bush, aspirante à candidatura do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos e, 2016, também invadiria o Iraque atrás das supostas armas de destruição em massa da ditadura de Saddam Hussein, que não existiam.

Em entrevista hoje à televisão Fox News, porta-voz do conservadorismo americano, Jeb alegou que a invasão do Iraque, considerado o maior erro de seu irmão George W. Bush, foi decidida com base em "informações falsas" sobre os programas de armas químicas, biológicas e nucleares do Iraque.

"Eu teria invadido assim como Hillary Clinton teria invadido, só para lembrar a todos. E o mesmo teria feito quase todos os que fossem confrontados com os relatórios de inteligência", declarou Jeb, recordando que Hillary votou a favor da guerra no Iraque.

A seguir, alegou que foi "a inteligência que todo o mundo viu, que o mundo viu, e era falsa. A propósito, adivinha quem pensa que esses erros realmente aconteceram? George W. Bush. Sim, quero dizer então para o mundo dos flashes noticiosos, se estão querendo encontrar diferenças entre mim e meu irmão, este não é um dos pontos", acrescentou Jeb.

No Reino Unido, o governo Tony Blair, maior aliado de George W. na invasão do Iraque, distorceu deliberadamente os relatórios de inteligência, a ponto de afirmar que o governo Saddam Hussein poderia contra-atacar com armas químicas em 45 minutos. Isso foi desmentido por um cientista do Ministério da Defesa que acabou se suicidando.

Quando concorreu à Casa Branca, em 2004, o atual secretário de Estado americano, John Kerry, na época senador, com acesso a relatórios da inteligência, declarou num dos debates com George W. Bush que 34 países representavam ameaças maiores aos EUA do que Iraque.

Nenhum comentário: